top of page
Docentes
DOCENTES
Adriana Fernandes
Possui Licenciatura em Educação Artística Habilitação Música - Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (1989), mestrado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Music (Ethnomusicology) - PhD - University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA) (2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Exerceu o cargo de Chefia do Departamento de Artes Cênicas da UFPB (junho de 2017 a maio de 2019). Trabalhou na Universidade Federal de Goiás de 1995 a 2008 na Escola de Música e Artes Cênicas. Atua no Programa de Pós Graduação em Música da UFPB como professora permanente e no Programa de Pós Graduação em Performances Culturais da UFG como colaboradora. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: relação música e teatro, performance, voz, interpretação teatral e música popular, música e corpo.
Ana Valéria Ramos Vicente
Passista, performer, artista da dança. Desenvolve pesquisas que discutem elementos das culturas populares na Sociedade contemporânea, tendo publicado o DVD Trançados Musculares: saúde corporal e ensino do frevo (2011),e os livros Frevo para aprender e ensinar (2015);Entre a Ponta de é e o Calcanhar: Reflexões sobre como o frevo encena o povo, a nação e a dança no Recife (2009); Brincando Maracatu(2008) e Maracatu Rural: O espetáculo como Espaço Social(2005), entre outros artigos e textos divulgados em jornais, revistas e anais acadêmicos. Na prática de dança se especializou sobre o frevo, realizando pesquisas práticas e teóricas que resultaram nos espetáculos de dança:Chega!(2021), Ebulição (2018), Re/in-Flexão (2017), Re-flexão (2016) Frevo de Casa (2014) Fervo (2006) e Pequena Subversão, criação para o programa Rumos Dança, Itaú Cultural (2007).
Formada em Comunicação Social pela UFPE, mestre e doutora em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, é professora do Departamento de Artes Cênicas (UFPB), pesquisadora do Acervo Recordança (PE) e do Grupo de pesquisa Cosmover - dança em perspectivas pluriepistêmicas, através do qual dirigiu a performance Covida: um segundo para cada vida interrompida (2020).
Formada em Comunicação Social pela UFPE, mestre e doutora em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, é professora do Departamento de Artes Cênicas (UFPB), pesquisadora do Acervo Recordança (PE) e do Grupo de pesquisa Cosmover - dança em perspectivas pluriepistêmicas, através do qual dirigiu a performance Covida: um segundo para cada vida interrompida (2020).
Candice Didonet
Artista e pesquisadora do corpo. Professora assistente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba nos cursos de licenciatura em Dança, Licenciatura e Bacharelado em Teatro. Possui bacharelado em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC/SP (2008), especialização em Estudos Contemporâneos em Dança (2010) e mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2012). Tem experiência na área das Artes atuando principalmente em ações artísticas e formativas com ênfase em processos de criação nos seguintes temas: performance e escrita performativa.
Carolina Dias Laranjeira
Professora adjunta dos cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura e Bacharelado em Teatro do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Graduada (bacharelado e licenciatura) em Dança pela UNICAMP. Dançarina e pesquisadora, atualmente desenvolve pesquisas artísticas e teóricas a partir de culturas populares e tradicionais e sobre processos criativos guiados por investigações sobre os estados corporais.
Guilherme Barbosa Schulze
Professor-associado do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba através do qual atua como docente e Coordenador no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), além dos cursos de teatro e dança em nível de graduação. Atualmente coordena o Grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Corpo Cênico (NEPCênico) onde orienta investigações acadêmicas em nível de graduação e pós-graduação voltadas a processos pedagógicos, criativos, e interfaces da arte com as novas tecnologias. Além disso, desenvolve conjuntamente com outros pesquisadores o projeto de pesquisa “Interfaces da dança com a imagem eletrônica: estratégias para criação e ensino”. Foca seu trabalho na área de corpo, performance, dança, videodança e teatro, com ênfase em processos de criação e análise do movimento. Entre outras atividades, tem coordenado há mais de dez anos, projetos de pesquisa e extensão na área de videodança, através dos quais realiza produções como diretor e editor. É graduado em Música pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, Especialista em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP e PhD em Estudos da Dança pela Universidade de Surrey/Inglaterra (validado no Brasil como Doutor em Artes Cênicas pela UFBA).
Heráclito Cardoso de Oliveira
Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), possui graduação em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Foi Secretário Adjunto de Cultura - Secretaria de Cultura de Cabedelo- PB (2018-2019) e Professor Substituto - Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (2017-2019). Atuou por vários anos como professor de Artes Cênicas na Educação Básica. É ator do Coletivo de Teatro Aruã. Tem experiência na área das Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, dança, memória, poéticas do corpo, autoficção na cena.
José Amâncio Tonezzi Rodrigues Pereira
Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com estudos na Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, Mestre em Psicologia da Educação e bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde também realizou pós-doutorado em Linguística. Em João Pessoa, foi diretor do o Grupo Bufões de Olavo e organizador do Conexão XXI Festival Cênico (2010). Em Campinas (SP), organizou o Festival Internacional de Teatro (1990-91), o Encontro Nacional de Teatro de Rua (1992) e o Rota de Fuga Festival Cênico (2004), tendo dirigido a Companhia de Arte Intrusa e o Laboratório do Ator de Campinas. Foi professor no curso de pós-graduação em Teatro, Dança e Música para Educadores da Universidade de Franca (UNIFRAN-SP) e, atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes (PPGCCA), do Mestrado Profissional em Artes e do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na UNICAMP, é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena e membro do Grupo de Pesquisa Cognição, Interação e Significação (COGITES-IEL). Na UFPB é editor do periódico Moringa Artes do Espetáculo e coordena pesquisas com ênfase no uso de mídias, distúrbios do corpo, da linguagem e do comportamento como elementos de constituição da cena.
É autor dos livros Distúrbios de linguagem e teatro (Plexus, 2007) e A cena contaminada (Perspectiva, 2011), sendo organizador de O Bufão e suas artes (Paco, 2017), da Coleção Profartes (Unesp, 2020) e Abrace 20 anos (UnB, 2020), além de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos.
É autor dos livros Distúrbios de linguagem e teatro (Plexus, 2007) e A cena contaminada (Perspectiva, 2011), sendo organizador de O Bufão e suas artes (Paco, 2017), da Coleção Profartes (Unesp, 2020) e Abrace 20 anos (UnB, 2020), além de capítulos de livros e artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos.
Juliana Costa Ribeiro
Possui graduação em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2004), especialização em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2005) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora do departamento de Artes Cênicas do CCTA na Universidade Federal da Paraíba e doutoranda em Educação Artística pela Universidade de Lisboa (Portugal). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pesquisa em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, educação, consciência corporal, técnica somática.
Líria de Araújo Moraes
Dançarina, performer, professora e pesquisadora em dança. Doutora em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA. Mestre e especialisa em Dança pelo PPGDança-UFBA. Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Professora do Mestrado profissional ProfArtes – UFPB. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Radar 1 – grupo de improvisação em dança, com experimentos artísticos teórico-práticos voltados para a relação entre o corpo e a cidade, improvisação, criação e composição em dança e realização de residências artísticas. Participa do conexão MI - Mulheres da Improvisação coordenado por Ivani Santana e do Bando - grupo de estudos em improvisação.
Lucia Gomes Serpa
Professora do Departamento de Artes Cênicas, atuando nos cursos de Teatro e de Dança, responsável por disciplinas como Didática, Teatro na Educação, Contação de História, Máscaras e os Estágios Supervisionados de Teatro e Trabalho de Conclusão de Curso. Como coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro e do Grupo de Pesquisa Teatro na Educação, linha Teatro e formação de professores e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) participou da criação dos PPCs dos cursos de Bacharelado em Teatro, Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança - cursos que compõem o Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na ECA - USP, pesquisando o Teatro no Antigo Egito, com orientação da Prof. Dra. Maria Thais Lima Santos.
Márcia Chiamulera
Professora do Departamento de Artes Cênicas, atuando nos cursos de Teatro e de Dança, responsável por disciplinas como Didática, Teatro na Educação, Contação de História, Máscaras e os Estágios Supervisionados de Teatro e Trabalho de Conclusão de Curso. Como coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro e do Grupo de Pesquisa Teatro na Educação, linha Teatro e formação de professores e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) participou da criação dos PPCs dos cursos de Bacharelado em Teatro, Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança - cursos que compõem o Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na ECA - USP, pesquisando o Teatro no Antigo Egito, com orientação da Prof. Dra. Maria Thais Lima Santos.
Márcia Maria Strazzacappa Hernandez
Livre Docente (Unicamp, 2015); Doutora em Artes: Estudos Teatrais e Coreográficos (Universidade Paris 8, 2000); Mestre em Educação (UNICAMP,1994); Licenciada em Pedagogia (UNICAMP,1986) e em Dança (UNICAMP, 1990). Docente aposentada do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação e colaboradora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Professora Visitante Sênior do PROF-ARTES da UFPB (2019/21). Foi pesquisadora do LUME (1986/99). Atual pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/Laborarte, do qual foi líder até 2020. Sua pesquisa se desenvolve na interface entre três campos do conhecimento: Educação, Arte e Saúde. Colaborou no desenvolvimento de uma metodologia denominada MEET/Medical Education Empowered by Theater, fruto de um projeto transdisciplinar e interinstitucional envolvendo médicos, artistas cênicos e educadores. Este trabalho foi publicado na Academic Medicine. No tocante à internacionalização, foi responsável pelo convênio de cotutela e dupla diplomação entre Unicamp e Universidade de Rennes2/França. Atualmente, tem dois convênios em andamento: com a Universidade de Bologna/Itália e com a Universidade do Minho/Portugal. Membro da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas), sendo a atual coordenadora do GT Pedagogia das Artes Cênicas. Membro da ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação), na qual coordenou o GT Educação e Arte (2013/15), fez parte do comitê científico (2015/19) e segue como consultora Ad Hoc. Quanto às publicações, o mais recente livro organizado e publicado intitula-se "Fazer, pensar e ensinar artes cênicas: epistemologias do extremo leste do Brasil"(Papirus, 2021), resultante do trabalho desenvolvido junto ao Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Também destaca o livro "Educação Somática e Artes Cênicas: princípios e aplicações" (Papirus, 2017), além de mais de 30 capítulos publicados em diferentes coletâneas. Consultora Ad-Hoc de vários órgãos de fomento. Na administração universitária, foi Coordenadora Adjunta da COMVEST (2012/13), Diretora Associada da Faculdade de Educação (2008/2012) e Coordenadora das Licenciaturas (2001/2004). Participou de várias comissões dentro e fora da Universidade. Como artista atuante, sua última criação cênica, decorrente de processos de imersão, intitula-se Lalibela (2019). O espetáculo foi apresentado em algumas IES brasileiras como UERGS, UFGD e Unicamp. Com a pandemia, a circulação do espetáculo foi interrompida. Assim, apenas a personagem clownesca, Dona Clotilde, tem se apresentado virtualmente em eventos nos campos da educação e da arte. Ganhadora do Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação da Unicamp (2013).
Nykaelle Aparecida Pereira de Barros
Nyka Barros é multiartista (com atuação em teatro, circo, cinema, dança, poesia e música experimental), pesquisadora e professora. Atualmente está como professora substituta do Departamento de Artes Cênicas da UFPB, com foco na licenciatura em teatro e é Docente-Orientadora do núcleo Dança-Teatro (Programa Residência Pedagógica - DA/UFPB/CAPES). Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGARC – UFRN). Licenciada em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisas nas áreas de Palhaçaria e Bufonaria. É professora de Arte no Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Kairós. Atua no ensino formal desde 2009, bem como em ensino não-formal e cursos livres de formação de atores e atrizes. Integrante-fundadora do Grupo Bufões de Olavo e da Cia. Nós 2, desempenhando, em ambos, funções de atuação, dramaturgia, encenação e composição musical. Desenvolve pesquisa artística voltada para a primeira infância, dentro do projeto Teatro para Bebês. Integra o grupo de música experimental Artesanato Furioso, vinculado ao Departamento de Música da UFPB.
Osvaldo Antônio Anzolin
Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), nos últimos anos ofereceu as disciplinas Técnica de Teatro e Dança, Prática de Ensino em Artes Cênicas, Encenação I e II, Interpretação I, Teatro na Educação, Expressão corporal e Vocal, História do Teatro, Máscaras II, Projeto Cenográfico para Montagem, Oficina de Teatro e Ensino de Artes, para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Teatro, Licenciatura em Educação Artística, Ciências das Religiões e Pedagogia. Profissional de teatro, desde 1992 participou de diversos espetáculos como ator, encenador e cenógrafo. Coordenador do Projeto de Extensão Teatro Pedagógico, atuando como diretor artístico do Grupo Teatral Boiúna Luna nos últimos oito anos.
Paula Alves Barbosa Coelho
Paula Coelho é doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Professora adjunta dos cursos de Teatro Bacharelado e Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Paraíba, cadastrada no Programa de Mestrado Profissional em Artes, em rede – Prof-Artes. Coordena a linha de Pesquisa Ator e Cena: processos, poéticas e metodologias, do Grupo Teatro Tradição e Contemporaneidade, Grupo de pesquisa que possibilita a integração entre pesquisa acadêmica e artística desenvolvidas pela professora. Atriz e encenadora integrante do Coletivo de Teatro Alfenim – PB.
Victor Hugo Neves de Olliveira
Artista e Pesquisador em Dança. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes/UFPB) onde desenvolve pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio doutoral em Antropologia da Dança, na Université Paris X (2016). Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Coordena o Grupo de Pesquisa em Cena Preta onde desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e teatro e o Coletivo de Dança Redemoinho
Arthur Marques de Almeida Neto
Professor do Departamento de Artes Cênicas, Centro de Comunicação Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional - PROFARTES/ UFPB. Ex-Coordenador do Subnúcleo Teatro e Dança do Programa Residência Pedagógica da UFPB no biênio 2018-2019. Doutor pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia, tendo sido bolsista pela FAPESB (2009). Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/FAV-RJ) (2008). Licenciado em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: Composição Coreográfica, Técnica de Dança, Dança Contemporânea, Dança Moderna, Dança-Educação, Identidade, Dança e Política, Cultura, Estudos Culturais, Percepção Ambiental, Teoria e História da Dança, (Bio)Política na/da Dança, Dança em Ambientes Midiáticos, Dança e(m) Processos de Comunicação.
Bárbara Conceição Santos da Silva
Professora assistente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, doutoranda pelo programa de Artes Cênicas da UNIRIO, Mestre em Dança (2012), Especialista em coreografia (1994) e Bacharel em Dança pela Universidade Federal da Bahia (1993). Atua como artista e educadora, ministrando aulas de improvisação, criação, dança moderna, Pilates, Cinesiologia e Somática. Coordenou projetos de extensão voltados para estudos do corpo através do método Pilates,(2017/2018), Improvisação (2014/2015) e Práticas Integrativas (2018). Orientou estágios de intérprete e de composição coreográfica para alunos do curso Técnico Profissional em Dança da FUNCEB. Pesquisa temas como improvisação como prática pedagógica e como criação em tempo real. Atua desde 2009 junto ao grupo RADAR 1 de improvisação em dança. Participou de diversas montagens em Salvador, São Paulo e Berlim. Desde 2016 vem atuando como performer.
Elias de Lima Lopes
Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (1993), tem especialização em Fundamentos Metodológicos da Apreciação e Crítica (UFPB-1997) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2002). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas (Teatro: preparação do ator, encenação, orientação técnica), ensino do teatro e Butoh. Atualmente é Doutorando em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra - Portugal (2015).
Elthon Gomes Fernandes da Silva
Elthon Gomes Fernandes da Silva é Graduado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Foi Professor Substituto da área de Voz do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (de dezembro de 2012 a agosto de 2014) e atualmente é Professor Assistente - A (Nível I, Dedicação Exclusiva) da área de Voz Falada e Cantada para o Teatro no Departamento de Artes Cênicas do Centro de Comunicação Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCTA - UFPB). Também criou e atua como líder do grupo de pesquisa "Brega, Festas Populares e Comunidade", reconhecido pelo CNPq e UFPB, fundado em 2019.
Erlon Cherque Pinto
Possui graduação em Publicidade pela Universidade Federal Fluminense (1999), graduação em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (2000), mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutorado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: ato criativo, jogo do ator, construção do sentido, ator e teoria. Exerceu cargo de Coordenador Pedagógico do Curso de Teatro (2011-2013), Conselheiro de Centro e Representante da Extensão no Centro de Comunicação, Turismo e Artes. Coordena Projeto de Extensão Universitária iniciado em 2012, renovado em 2013 e em curso. É líder do Grupo de Pesquisa Dramaturgia e Poéticas do Espetáculo, atuando nas linhas de Pesquisa História, Memória e Poéticas do Teatro Paraibano e Processos Criativos Híbridos e Pedagogia Teatral. Cooperação teórica em grupos de teatro.
José Everaldo de Oliveira Vasconcelos
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba (1983), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2001). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica teatral, encenação, dramaturgia, teatro universitário e cinema.
Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura
Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ministra aulas para o Curso de Licenciatura em Dança. Integra o Núcleo de Educação Emocional da UFPB (NEEMOC). Editora de Artes do periódico Jangada: Crítica, Literatura e Artes. Doutoranda em Educação, na linha de Educação Popular, pela UFPB. Mestre em Letras - na área de Estudos Literários - pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Especialista em Artes pela Faculdades Integradas Jacarepaguá (FIJ). Graduada em Dança, com habilitação em Bacharelado e Licenciatura Plena, pela UFV. Foi professora substituta do Curso de Graduação em Dança da UFV no período de 2010 a 2012, professora pesquisadora da CAPES/PARFOR, ministrando a disciplina Movimentos Corporais para o Curso de Primeira Licenciatura em Artes, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2011 e foi professora concursada da área de Artes para o Ensino Fundamental II pela Prefeitura de Ponte Nova-MG entre os anos de 2008 e 2010.
Sergio José de Oliveira
É ator, coreógrafo e performer, professor da UFPB, Universidade Federal da Paraíba, nos cursos de Licenciaturas em Dança e Teatro e Bacharelado em Teatro. É Mestre em Artes Cênicas com Especialização em Coreografia pela Universidade Federal da Bahia. Na UAB, Universidad Autônoma de Barcelona concluiu o Máster Oficial em Filosofía Contemporánea: Tendencias y Debates e o DEA (Diploma de Estudos Avançados em Artes Cênicas). Desenvolve pesquisa para a obtenção do título de Doutor em Humanidades pela UIC, Universidade Internacional da Catalunha. Atuou como professor de Técnicas Corporais para Cena no Instituto de Teatro de Barcelona (Espanha). Recebeu diversas bolsas e editais de incentivo à pesquisa em Artes Cênicas, trabalhando com artistas criadores de Barcelona, Madrid, Granada, Amsterdã, Bélgica, Senegal, Israel e Togo.
Carlos Henrique Guimarães
Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC/CLA - UNIRIO (2016-2019) - linha de pesquisa Poéticas e Criação de Textos, com a tese "Práticas xamânicas de si". Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/CLA - UNIRIO (2012-2014) - linha de pesquisa Poéticas e Criação de Textos, com a dissertação "Comer ou não comer: eis a devoração - Perspectiva antropofágica dionisíaca e tupinambá da encenação BACANTES de José Celso Martinez Corrêa." Licenciado em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP (2000-2003). É ator, performer, diretor, dramaturgo, pesquisador e professor de teatro. Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
bottom of page